macrotextura y microtextura

Com o tempo, os pavimentos de concreto e mistura de asfalto perdem suas características de atrito e macrotextura devido ao desgaste da superfície, má drenagem e acúmulo de betume e outros contaminantes na superfície do pavimento.

 

O sistema Stripe Hog remove facilmente esse acúmulo, restaura os valores de fricção da superfície e a profundidade da textura para os níveis desejáveis, aprimorando assim a macro e a microtextura.

 

Existem dois tipos: a macrotextura positiva, associada a tratamentos de superfície, e a macrotextura negativa, associada a misturas porosas ou drenantes.

EM FORMAÇÃO

Macrotextura.

Está principalmente associada à composição granulométrica da camada do piso e aos tratamentos que nela foram realizados.

 

É necessária uma resistência ao escorregamento adequada em média e alta velocidade em pavimento molhado porque melhora o coeficiente de aderência entre o pneu e o pavimento molhado, pois melhora o coeficiente de aderência entre o pneu e o pavimento, evitando a hidroplanagem, visto que ao contar com um aberto textura, permite que a água superficial escoe mais facilmente.

 

Esta macrotextura é medida pelo teste de círculo de areia coletado no padrão NLT-335. O resultado representa a profundidade média dos vazios preenchidos pela areia.

Microtextura.

Isso nos garante adesão. Está associada à rugosidade superficial do agregado utilizado na camada de piso e sua capacidade de mantê-lo inalterado sob a ação do tráfego ao longo do tempo, evitando o polimento da superfície..

 

Fornece contato direto entre o pneu e o pavimento.

 

1. O processo de hidro-moagem do pavimento aumenta a segurança no trânsito, melhorando os níveis de atrito e macrotextura e, assim, cria estradas mais seguras.

 

2. O grau de importância da microtextura e macrotextura depende da velocidade do veículo.

 

3. Verificou-se que em velocidades menores que 60 km / h, a resistência ao deslizamento depende apenas da microtextura, enquanto em velocidades mais altas com pavimento úmido ela depende de ambas.

Recuperação de pavimentos drenantes

A capacidade de evacuação de um pavimento é dividida entre: drenagem de infiltração (drenagem através do pavimento) e drenagem de escoamento (água que corre longitudinal e transversalmente em direção ao acostamento). A drenagem da infiltração depende da macrotextura do pavimento, das vertentes longitudinais e transversais e das depressões da superfície que formam vales que diminuem ou impedem a drenagem normal.

 

Para resolver esse problema, surgiram pavimentos de drenagem. A capacidade de drenagem da estrada é dada por um maior número de vazios na massa asfáltica. Proporcionam conforto e segurança ao motorista, uma vez que não projetam água na direção de outros veículos, além de melhorar a visibilidade, evitando o ofuscamento noturno devido ao reflexo da luz.

 

Com o passar do tempo, as lacunas vão sendo preenchidas, perdendo-se o efeito drenante do pavimento. Por este motivo, é necessária a manutenção periódica do referido pavimento para limpar os vãos entupidos e evitar o temido “efeito de aquaplanagem”.