A falta de aderência é responsável por um alto percentual de acidentes, fazendo com que grandes esforços sejam feitos para alcançar estradas com boas condições de antiderrapante.
Do ponto de vista da segurança rodoviária, é necessário analisar o fenômeno de aderência entre o pneu e o pavimento, que diminui com a degradação das características da superfície da estrada.
Para que o tráfego rodoviário ocorra com segurança e conforto, a superfície da estrada deve atender a certas características da superfície. Um dos mais importantes é a resistência à derrapagem, que permite aos motoristas acelerar, frear e mudar de direção sem que o veículo escorregue.
A resistência ao deslizamento pode variar devido a quatro fenômenos, que não ocorrem individualmente, mas mais de um pode ocorrer ao mesmo tempo: Desgaste mecânico principalmente devido ao polimento devido à ação do tráfego, descascamento do ligante, variações sazonais e finalmente, o efeito do envelhecimento.
A aquaplanagem está essencialmente associada à macrotextura do pavimento. Ocorre quando uma película de água separa a roda da superfície da estrada. Este fenômeno depende da velocidade e do peso do veículo, das características e estado dos pneus, da macrotextura e da espessura da água no pavimento.
Embora muitas variáveis intervenham, a fundamental é a presença de água no pavimento com profundidade crítica.
O risco de aquaplanagem de cada troço de estrada é determinado pelo estudo da topografia do pavimento: a sua geometria, a superelevação e a macro textura que determinam a sua capacidade de evacuar a água.
Ao longo destes anos, realizamos diversos trabalhos de hidro-moagem em toda a península com o objetivo de aumentar a segurança rodoviária. REDUZINDO OS ACIDENTES PRODUZIDOS A ZERO.